sábado, 20 de fevereiro de 2010

Há ainda preciosidades...

... nas nossas rádios portguesas. Muito raramente, ouço rádio. Por norma, ponho CD's e quando ouço rádio é sempre a mesma estação - Rádio Comercial.
Ora, hoje quando vinha de carro, tinha nesta rádio e começou um programa com o Nuno Markl e o Vasco Palmeirim - PRIMO - e a entrevistada de hoje foi Joana Amaral Dias.

Não sou da cor politica dela, mas admito que a admiro e gosto de ouvir as suas opiniões (mesmo se não tiver de acordo com as mesmas).
Foi uma entrevista bem divertida e sem aquela arrogância a que estamos habituados em politicos.
Aproveitaram e promoveram o livro dela, que confesso, me deixou algo curiosa e vou com certeza comprá-lo...

Como todos deverão saber, Joana é psicóloga e como tal usou a experiência nessa área, para o desenvolvimento deste livro.

"Antes de fugir para o Brasil, D. Maria I já se encontrava louca. Passava por períodos de frenesi e supunha que o seu próprio corpo estava oco. No Rio de Janeiro, imaginava que o Diabo se escondia no Pão de Açúcar. Como foi que a vida sexual de D. Afonso VI e os seus órgãos genitais acabaram escrutinados num tribunal que ambicionava demonstrar que o soberano era impotente, louco e incapaz de governar? Hoje é possível entender os bastidores das acções destes monarcas?
O Marquês de Pombal encontrar-se-ia tão obcecado com os jesuítas que só admitia conversas que os visassem. Entre os muitos que encarcerou e matou, conta-se o padre Malagrida. Qual dos dois era menos equilibrado? O iluminista que do beato fez herege para o queimar na fogueira ou o roupeta-preta que assumia a autoria de milagres e exorcismos? Um dia, Antero de Quental sentou-se num banco de um jardim público e deu dois tiros na cabeça. Porque foi que esse poeta-herói encerrou assim a sua vida? Fernando Pessoa revelou, desde cedo, uma grande preocupação com a sua própria sanidade mental, adoptando diferentes classificações psiquiátricas para si mesmo. Estaria louco ou apenas com medo?"

Pois é... gostei, gostei mesmo muito da entrevista ;)

3 comentários:

  1. Parece um livro interessante. Vai para a lista de "a comprar"...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. É muito gira mas também muito fanática (é sempre do contra). Gostava mais de ouvir o pai dela, o prof. Carlos Amaral Dias, qundo tinha um programa na TSF.

    ResponderEliminar
  3. Anira - A mim tb me pareceu, por isso e que o vou comprar :P
    Bjks

    aespumadosdias - Todos os politicos tem o seu que de fanatismo, mas esta jovem, apesar de ter algumas ideias que eu estou contra, nao deixa de ser uma jovem que sabe o que diz e gosto bastante de a ouvir :P

    ResponderEliminar