quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ai! Que saudades...

... que me anda a dar dos tempos de estudante. Mais propriamente do tempo em que tinha planos para o futuro: Arquitectura.
Desde os meus 10/11 anos decidi que se não podia ir para Arqueologia - sempre sonhei quando era pequenina que ia andar a escavar e encontrar peças de artesanato de outra civilizações, mas logo tirei essa ideia pois avisaram-me que iria passar fome com esse emprego - optei por outro sonho, Arquitectura.
Como é óbvio, os meus pais não acreditaram muito que eu tão nova pudesse já saber o que queria fazer da minha vida, mas a verdade é que sempre segui essa ideia e optei pela via das Artes, tudo por causa de Arquitectura.
Sempre adorei esta vertente das Artes, apesar de também me interessar por muitas outras (a que gosto menos é sem dúvida a Escultura), mas no 12º ano, quando me preparava para decidir que Faculdade deveria escolher, desisti da Arquitectura - ainda hoje não percebo porque raios desisti da Arquitectura sem lhe ter dado chance nenhuma.

Tive um 20 num trabalho sobre esta área e o trabalho era tão bom que vários professores me requesitaram o mesmo para tirar fotocópias (inclusivé um professor da Faculdade de Arquitectura, que conheci através do meu professor de DGD).
Não sei se foi por ter tido uma conversa muito franca com o meu professor de Teoria do Design (que também ele era Arquitecto) em que me disse que adorava a minha irreverência e a minha criatividade, mas para eu esquecer isso quando fosse Arquitecta, "porque cá em Portugal só existe espaço para quadrados e rectângulos" disse-me ele.
Fiquei bastante desapontada e comecei a pensar muito se era mesmo aquilo que queria... mas a partir dessa desilusão, nunca mais fui a mesma e andei desnorteada sem saber que curso seguir, até que aconteceu ter desistido sempre de todos os cursos e acabei por não tirar nenhum.
É triste eu sei! Mas estou com imensas saudades dos meus projectos arrojados, tão arrojados que me deram o título de Gema, a Gaudi!
Os meus ídolos eram sem dúvida Antoni Gaudi e Frank Gehry - dois arquitectos que me inspiravam sempre!
Isto da nostalgia ás vezes é giro, mas também é um misto de crueldade para comigo mesma.

7 comentários:

  1. como eu te digo amor ainda tas a tempo de tirar o curso =P

    ResponderEliminar
  2. menina Gema... é sempre uma boa altura para estudar. É favor voltar. Eu já vou no terceiro curso e não vou ficar por aqui. Na época em que estamos, não devemos pensar em tirar cursos com a perpectiva de "tirar o melhor para arranjar trabalho". Hoje é uma sorte encontrar trabalho em que área for. Temos que estudar para nos valorizar-mos.
    Sei do que digo porque tirei a licenciatura dos meus sonhos - História - nunca pus outra hipótese e sempre soube que na área os empregos são escassos / raros. Nunca escolheria um curso com que não me identificasse.
    A seguir será História da Arte - porquê? Simplesmente porque adoro, porque não vivo sem arte, porque me entusiasma, porque preenche as minhas medidas.
    Portanto vamos a mexer... CERTO? O próximo ano lectivo começa já em Setembro.

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia fazes um curso rápido... por isso nunca vais tarde e achos que devias apostar nisso, não digo agora mas tlv num futuro próximo :p

    ResponderEliminar
  4. Nunca é tarde para sermos aquilo que poderíamos ter sido...

    ResponderEliminar
  5. Tu e a Arquitectura, eu e a Cozinha. Com a diferença que eu fiz um curso, que apesar de gostar muito, duvido que vá trabalhar muito tempo nele...

    Enquanto formos vivas temos sempre hipótese de tomar novos rumos ;)

    ResponderEliminar
  6. Nunca é tarde para ir para a faculdade. Arrisca!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelo apoio... agora não vejo bem a fazer isso, mas quem sabe de repente mudo de ideias e vou mesmo...

    ResponderEliminar