sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Não acredito...

... que Barack Obama tenha ganho o Prémio Nobel da Paz. Não que tenha algo contra ele. Não. Mas neste momento, em que se espera pelo aval, ou não, ao pedido efectuado por um seu comandante, para o envio de mais um contingente militar, de cerca de 40.000 soldados, para o Afeganistão, mesmo antes da retirada de todos os militares do Iraque, pressionando desta maneira, a retirada dos aliados e acabando assim, definitivamente, com a Guerra do Iraque, guerra essa, sem sentido, começada pelo pai do anterior presidente, George W. Bush e continuada por este, por interesses no petróleo desse País, com a mentira descarada das armas de destruição massiva, que se veio provar ser a mais abjecta das mentiras, para a América cometer mais uma das suas ingerências nos países estrangeiros e com todas as consequências trágicas que se conhecem, não só para os americanos, como para todos os países aliados, usando e abusando da falsa bandeira do terrorismo internacional, que foi provocado por eles.
Para Obama demonstrar ser merecedor deste tão reputado Prémio, seria bom que ao invés de dar o seu aval a esse envio de tropas, ordenasse a retirada, tão mais imediata, quanto possível, com a devida segurança de vidas e pessoas, tanto do Iraque, como do Afeganistão e de tantos outros países soberanos, onde não têm que ingerir e, então, aí sim, poderíamos ficar satisfeitos com o ganhar este prémio, pois seria considerado bem merecedor dele.
Fui uma das que torci para que Obama ganhasse, mas começo a pensar, que foi tudo fogo de vista e se ele não será uma utopia.
Agora darem um Prémio Nobel da Paz??? Nesta altura?
Cada vez começo mais a ter a certeza que estes prémios, não têm mais sentido e de vez em quando são entregues a pessoas que o não merecem.
Mas esta é, sómente, a minha humilde opinião e embora possa parecer o contrário, com a minha retórica, desenganem-se, porque nada me move contra a América e os Americanos.

8 comentários:

  1. Um Presidente dos EUA nunca pode ganhar o Nobel da Paz, isso é uma antitese p aquela q é a Nação mais militarizada do Mundo. Já para não falar de todas as Black Ops que têm n mundo todo...

    ResponderEliminar
  2. Para mim é um apelo para que a Paz vingue por todo o mundo.
    Em relação ao Afeganistão uma retirada já não seria a solução.

    ResponderEliminar
  3. Oi Gema,
    Pode ser que esta nomeação venha acelerar o fim da guerra do Iraque e do Afeganistão. Se ele ganhar o Nobel terá uma responsabilidade acrescida para com ele próprio e para com o mundo no sentido de acabar de uma vez por todas com a guerra.
    Esta herança de Bush, é um abacaxi mt dificil de descascar!! No entanto, tenho esperança que este prémio venha dar um grande empurão à questão!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. White Knight - Eu não podia estar mais de acordo contigo.

    espumadosdias - Podes até ter a tua razão, mas não acho que seja desta maneira que se apele á Paz. Quanto ás tropas, será sempre boa altura para se retirarem. Pelo menos não enviarem mais, isso já seria mais "bonito" da parte dos Americanos.

    Ritucha - Essas palavras são muito bonitas, mas não acredito mesmo nada que seja isso que vá a acontecer... enfim é só a minha opinião ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Concordo com você, Gema. Este premio não faz sentido algum, até porque pelo pouco tempo que Obama está no poder, nada de muito significante poderia ter sido feito (retirar as tropas seria obrigação e o mínimo necessário a se fazer).
    Porém, acho que a tese da Ritucha deve ser considerada. Pode ter sido uma forma de pressioná-lo para o futuro, talvez para que ele pense duas vezes antes de tomar importantes decisões no futuro, como reavaliar este apoio incondicional dos USA a Israel.
    Enfim, tenho poucas esperanças de que isso traga algum efeito prático. Vamos aguardar.

    Bjs

    Sandro

    ResponderEliminar
  6. Minerva - Estou completamente de acordo contigo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E eu já vi que tens uma ideia diferente da minha :P

    ResponderEliminar