sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nova pergunta...

Devido a ter acabado de ler "A Sangue Frio" de Truman Capote, comecei a ter curiosidade acerca do que vocês pensarão sobre este assunto.
Os assassinos - Perry Smith e Richard Hickcock - são condenados á pena máxima (Pena de Morte) e acabam enforcados... muita gente de acordo, muita gente contra.

No caso de um homicidio e tendo 100% de certeza, que o(a) acusado(a) é culpado, acham que ele(a) deve ser punido(a) com a Pena de Morte (mesmo que no País onde vivam, não exista essa Pena)?

Tenho mesmo muita curiosidade, para ver as vossas respostas. Por isso votem, s.f.f.
Obrigado!

7 comentários:

  1. Eu, como Advogado, sou completamente contra a pena de morte. Há várias e melhores maneiras de fazer justiça, e uma delas é fazer o criminoso cumprir uma longa estadia na prisão, que é um inferno só por si.

    Acho que a pena de morte n é a solução para nada, a vida humana está acima de tudo, e mesmo que essa pessoa seja a pior pessoa do mundo, não se pode dispor da vida dela.

    No entanto, isto é o meu ponto de vista frio e sem toques de pessoalidade, apenas observando regras jurídicas, nas quais eu acredito. Se alguém matasse um filho meu (apesar de ainda n ter filhos), tenho a certeza que só queria ver essa pessoa morta e enterrada.

    ResponderEliminar
  2. É bom saber a tua opinião... eu depois de ler o livro, fiquei sem saber o que pensar, pois eles foram bastante frios e não se arrependeram do que fizeram - merecem a pena de morte.
    Mas também no livro colocam a questão de se é certo ou errado, mandarmos na vida de alguém e ao condenarmos outra pessoa a morrer, nos tornarmos nós mesmos em assassinos (apesar de não sermos nós a matá-los).
    É uma questão bastante dificil, mas por isso é que lancei esta pergunta e tenho mesmo curiosidade em saber o resultado do inquérito :)
    Obrigada por dares a tua opinião ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Nem de propósito, estive a ver o 60 Minutos na Sic Notícias e falava sobre pena de morte noo Irão, entre outras coisas. Lá ainda usam o enforcamento (mas n é o "método normal"...há a mesma a corda à volta do pescoço, mas as pessoas estão amarradas a uma grua e essa grua é que as levanta, p levarem mais tempo a morrer) e o apedrejamento...

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou completamente contra a pena de morte não só porque como disse o Dexter a vida humana está acima de tudo e não nos compete a nós decidir quem merece viver/morrer mas, principalmente porque considero um maior castigo uma estadia bem longa numa prisão privados de aquilo que eu considero ser um dos valores mais importante na nossa vida: o sentimento de liberdade!!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Dexter - Olha eu costumo ver o 60 Minutos e por acaso esse não o vi, infelizmente :(
    Isso ainda é pior, nem imaginava que lá se fazia dessa maneira.

    Anita - Obrigada pela opinião ;)
    Sem dúvida que eu acho que a pena de morte nestes casos, poderia ser substituida por prisão perpétua, sem direito a saída... porque como tu dizes, perder o direito á liberdade é a pior coisa que pode acontecer a um ser humano.
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. nem sempre a justiça anda junto com a verdade ... isso generalizando totalmente q questão entre as pessoas e a justiça em que somos submetidos ...

    o fato é que se algum dia pudesse a justiça ter sido enganada e ocorrido a pena de morte injustamente ... ta certo que levara todo processo .. e levantamento da veracidade do tal fato ocorrido .. Mas pode acontecer .. e ai matou .. ai a família do acusado recebe um indenizaçãozinha? Estamos lidando com vidas humanas...

    Isso pode ser um caso de 1 entre 1000 acontecer .. mas pode ... concordo do advogado a varias outras maneiras ... a lógica de todos e é ate justo de se ker o mal pra aquele q te fez o mal ... “pagando com a mesma moeda” .. merecer uma segunda chance é algo distante de imaginar ..

    Nem sempre quem abraça o capeta quer viver no inferno .. pessoas podem mudar .. mas as estatitisca mostram claramente q não mudam .. estão sempre matando mais .. impunidade? ... num país como nosso com tantas desigualdades a inserção do um preso na sociedade é algo q não existe .. alguém vai da emprego pra um ex presidiário? Se pra deficientes físicos as empresas só contratam por obrigação ...a única visão mais fácil e altamente rentável é de voltar pro crime ... que querendo ou não é algo mais lucrável desse país .. se nosso próprios políticos são capazes de desviarem dinheiro da merenda de nossas crianças ... que exemplo de justiça esse país quer dar?

    Liga pra filha do Senador Tião Viana que ela te responde de Berlim, como resolver isso!

    9090 não esquece!


    ótimo blog – ótimo post.

    ResponderEliminar
  7. Estou completamente de acordo contigo Roberto.
    Cá em Portugal é quase igual ao Brasil... eu acho que pelo Mundo inteiro, se passa a mesma coisa.
    Os politicos são altamente corruptos.
    Em relação á questão da pena de morte, eu só mais a favor da prisão perpétua, pois acabar coma liberdade acho que é das melhores coisas a fazer a assassinos, mas na prisão perpétua, ele(s) teriam que fazer trabalhos forçados e não estarem a passar férias (como acontece muitas vezes aos presos de cá).
    Obrigado mais uma vez pelo elogio ;)
    Bjks

    ResponderEliminar