quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Avaliação de "A Cidade e as Serras" de Eça de Queirós


Jacinto de Tormes, nascido e criado em Paris (a cidade).
José Fernandes também criado em Paris e grande amigo de Jacinto, parte para Guiães e fica na provincia (as serras) durante 7 anos.
Quando volta para junto de Jacinto, José fica boquiaberto com a civilização que descobre no 202 dos Campos Elíseos (a casa de Jacinto).
Enquanto isso vai vendo o seu amigo definhar a olhos vistos e a desistir da sua vida monótona de rico, até que algo acontece em Portugal que faz com que ele parta para a terra dos seus antepassados e grandes surpresas os aguardam.
Surpreendentemente, gostei bastante deste livro de Eça de Queirós. Foi interessante ver a diferença (enorme) entre a cidade (Paris) e o personagem Jacinto que habita nela e o outro personagem (Zé Fernandes) que viveu durante 7 anos na serra (Guiães).
E a reviravolta que existe no final é deliciosa.
Parece que afinal ler autores portugueses pode ser uma surpresa bastante agradável.

NOTA: 8/10

7 comentários:

  1. Esse livro é muito bom, sim.

    Foi um dos livros de leitura obrigatória no meu 11º ano (trocaram Os Maias por esse) e foi o único livro de leitura obrigatória que gostei realmente.
    Depois para tornar a coisa ainda mais espectacular fizemos uma visita de estudo à Casa-Museu Eça de Queirós (penso que é assim que se chama) em Tormes e descemos o caminho feito pelo Jacinto. E a paisagem é linda. :)

    Bjo!

    ResponderEliminar
  2. A mim, no 12º foi "Os Maias", o único livro que até hoje só cheguei a meio :S Mais valia terem trocado na altura também, que este é muito interessante ;)
    Essa viagem deve ter sido maravilhosa, não me importava nada de a fazer :)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Tenho esse livro e nunca o li...
    Mas os Maias são mesmo muito bons,é o livro de que mais gosto!

    ResponderEliminar
  4. Me, Myself & I - Então lê, porque eu não fui muito á bola com "Os Maias" e gostei deste, portanto se gostaste dos maias, vais gostar de certeza deste ;)

    ResponderEliminar
  5. É dos poucos livros do Eça de Queirós em que o fim não é uma tragédia, aliás, é um final feliz...Gostei muito, assim como todos os outros do Eça que li - e que continua a ser o meu escritor português favorito.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  6. Anira - LOOOOOOOL eu nunca li até ao fim "Os Maias", só cheguei a meio, mas aquilo era cá uma tragédia que valha-me deus! Mas este livro foi muito giro e não estava nada á espera ;)
    Não conheço muito a literatura portuguesa, estou agora a ler mais para colmatar essa falha :P
    Bjks

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo resumo ^
    |

    Deu-me bue jeito para amanha ; )

    ResponderEliminar