terça-feira, 7 de julho de 2009

Avaliação de "A Ilha das Trevas" de José Rodrigues dos Santos

Um timorense, de seu nome Paulino da Conceição, assistiu a todos os acontecimentos ocorridos em Timor-Leste, desde a saída dos portugueses à invasão pelos indonésios e, finalmente, à independência deste país.
Ele e a sua família - a mulher Esmeralda e os dois filhos, Justino e Isabelinha - todos sofrem na pele, o que qualquer família sofreu em Timor, até alcançarem a independência.
Separados pela guerra e pelos anos, Paulino tem um terrível segredo para contar a Esmeralda, mas será que vai conseguir contá-lo?
Este livro é fascinante, mas verdadeiramente dramático. José Rodrigues dos Santos contou uma história real, com testemunhos reais e íncluiu esta família, de ficção, mas que na realidade poderia ser uma qualquer família timorense.
Com este livro, aprendi um pouco mais sobre Timor-Leste, sobre todos os acontecimentos que se desenrolaram nesse país e que eu desconhecia.
O meu primeiro livro deste jornalista/escritor e fiquei com muita vontade de ler mais livros dele.

NOTA: 8,5/10

6 comentários:

  1. Adorei esse livro, apesar de ser bastante duro...Aquela decisão que ele tomou...n é p todos!

    Recomendo o resto dos livros dele...n te vais arrepender! ;)

    ResponderEliminar
  2. É muito duro e há certas partes que até revoltam as entranhas... e eu que nem sabia nem "da missa a um terço" do que se passou em Timor.
    Já várias pessoas me tinham aconselhado ler livros dele e comecei pelo 1º que ele lançou, agora tenho que procurar os seguintes para ir lendo ;) Este livro convenceu-me a ler outros :)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Interessante! Será que vai dar uma novela?

    ResponderEliminar
  4. Tinha qualidade suficiente para isso ;)

    ResponderEliminar
  5. Acabei agora de ler o livro e estou chocada: como pôde toda esta história passar-me ao lado durante a maior parte da minha vida? Como pode o Homem ser tão cruel para com o seu semelhante? Apesar de muito chocante, este romance etá excelente e recomendo a sua leitura. Vou começar agora a ler "O Códex 632" e depois ler os outros livros de José Rodrigues dos Santos.

    ResponderEliminar
  6. Quando o li, pensei precisamente o mesmo. Lembro-me das toalhas pretas, que coloquei na varanda e na concentração que se fez em Lisboa, mas fora isso, passou-me mesmo ao lado, que era tão sério.

    Sobre os livros dele, eu estou a lê-los pela ordem que ele os lançou - comprei á duas semanas A Filha do Capitão - o 2º livro que ele lançõu.
    E se forem todos tão bons como o 1º, já sei que não vai ser nenhum desperdicio de tempo.
    Bjs

    ResponderEliminar